Maricá/RJ,

Sobre Nós



A idéia do Cineclube surgiu, a partir de projeto criado pelas escritoras e produtoras culturais, Maria Regina Moura da Silva e Patrícia Custódio Linhares da Silva, tendo em vista a inexistência, na cidade, de espaços de exibição e a carência de ofertas culturais. O Ponto de Cultura Percursos Culturais, vinculado a Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes; logrou a aprovação do seu projeto para instalação do Cineclube Ponto & Cine Canteiros, mesmo o município de Maricá não integrando o Programa Territórios da Cidadania. Os pontos citados acima foram fortes para a aprovação da proposta, ainda mais, pela localização do Ponto de Cultura, em área de periferia, do município. 

O Cineclube Ponto & Cine Canteiros, busca estimular o diálogo com a comunidade local para a participação efetiva em suas atividades; além de contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras. 
A Coordenação do Cineclube é feita pela escritora e atriz, Patrícia Custódio, que, também, é a Gestora do Ponto de Cultura Percursos Culturais. 
O Ponto & Cine Canteiros, está instalado no Galpão do Ponto de Cultura Percursos Culturais, na RJ. 106 – Km. 17 - Galpão 2 – Inoã – Maricá/RJ. e ocupa uma área de, aproximadamente, 60m², com capacidade para acomodar 80 pessoas, sentadas. 
Suas sessões semanais, para adultos, conforme exigência do próprio Programa, acontecem às 4ªs feiras, a partir das 18h. Sessões para o público infantil devem ser agendadas. 
Noutras sessões deste blog, podem ser conhecidos outros projetos em execução no Cineclube Ponto & Cine Canteiros. 


Conheça mais sobre a Ação Cine Mais Cultura e sobre o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, no link abaixo: 



Maria Regina Moura



Poeta; Bacharel em Direito, pela UFF; Produtora Cultural; Fotógrafa; Letrista de MPB. Cinco livros de poesias para adultos, publicados e outros ainda inéditos; uma publicação para o público infantil e mais três ainda inéditas; um musical infantil encenado em 1985/1986. Participação em Antologia publicada em Buenos Aires, em 1976, na companhia de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Jairo José Xavier, Antonio Brasileiro, Olga Savary, Fernando Gonçalves, Washington Queiroz, Adélia Prado e Roberval Pereyr. Participação em vários trabalhos literários coletivos. Trabalho autoral, como letrista, que gerou o CD “ROTAS”, com 14 composições, lançado com o músico e parceiro Edylson Barcellos, em 2003. Uma das fundadoras da Associação Niteroiense de Escritores, da qual foi Presidente por 2 mandatos. Responsável pelo desenvolvimento do Projeto de instalação da 1ª Livraria da Universidade Federal Fluminense, na Reitoria/UFF, da qual foi Gerente/Responsável durante 4 anos. Várias premiações em Literatura e Música Popular Brasileira, no País. Responsável por inúmeros Projetos Culturais, na área de literatura, em Niterói/RJ. Recebeu, em 2007, a Medalha José Cândido de Carvalho, conferida pela Câmara de Vereadores de Niterói/RJ., "por serviços prestados à Cultura de sua cidade", numa proposição do Vereador Felipe Peixoto. Atualmente, dirige a Canteiros Editora; Coordena as atividades e projetos do blog da instituição e dos demais blogs vinculados. 


http://www.canteirosdeobrascentrodeculturaeartes.blogspot.com/. Membro da Academia de Ciências e Letras de Maricá, desde 2007, ocupa a Cadeira nº 33, Patronímica de Machado de Assis. Respondeu pela Presidência da ACLM, entre 2010/2011, num Mandato de Transição. Atualmente, é Presidente de Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes, pelo 2º Mandato consecutivo. Integrante, desde janeiro/2012, da Equipe Internacional de realização do Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo, do qual participa desde 2007. 


Patrícia Custódio



Poeta; Bacharel em Tecnologia em Processamento de Dados; Bacharel em Direito; Escritora; Atriz; Produtora Cultural; Webdesigner; Ceramista,  Artista Plástica autodidata e Griô Aprendiz. Participação em diversas antologias, numa delas (“CARAS DO RIO – Poética Carioca”), ao lado de Affonso Romano de Sant’Anna, Antônio Olinto, Ferreira Gullar, Lêdo Ivo, Moacyr Félix, Olga Savary, Paulo César Pinheiro, dentre outros, com o prefácio de Mário Lago e capa de Jaguar. Várias premiações como poeta e intérprete em Concursos Literários, no país. Como atriz, atuou nas peças: “Liberdade! Liberdade!”, “Antígona”, “Fala, Drummond!”, “Já é manhã no mar” – todas sob a direção de Maria Lina Rabello, em Niterói/RJ. Atualmente é Gerente Editorial da Canteiros Editora; Coordena as atividades e projetos do blog da instituição e dos demais blogs vinculados: 


http://www.canteirosdeobrascentrodeculturaeartes.blogspot.com/ é responsável pela criação, desenvolvimento e alimentação de todos os blogs: (Ponto de Leitura “Traças do Bem – Clube de Leitura” ; Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes; Canteiros Editora; Ponto & Cine Canteiros; FIP Palavra no Mundo; responsável também pela criação, desenvolvimento e alimentação do blog do Jornal Kilombo Cultural. É fundadora e Diretora Cultural de Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes. Membro da Academia de Ciências e Letras de Maricá, desde 2007, ocupa a Cadeira nº 10, Patronímica de Castro Alves. Ocupou a Vice Presidência da ACLM, entre 2010/2011, num Mandato de Transição. Atualmente, ocupa os cargos citados acima, em Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes, pelo 2º Mandato consecutivo. Integrante, desde janeiro/2012, da Equipe Internacional de realização do Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo, do qual participa desde 2007.
e-mail: pa_custodio@yahoo.com.br

0 comentários:

Copyright©2011 by Ponto & Cine Canteiros - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Ponto & Cine Canteiros utiliza:Blogger

  © Ponto & Cine Canteiros - Todos os direitos reservados

Back to TOP