Maricá/RJ,

Sobre Nós



A idéia do Cineclube surgiu, a partir de projeto criado pelas escritoras e produtoras culturais, Maria Regina Moura da Silva e Patrícia Custódio Linhares da Silva, tendo em vista a inexistência, na cidade, de espaços de exibição e a carência de ofertas culturais. O Ponto de Cultura Percursos Culturais, vinculado a Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes; logrou a aprovação do seu projeto para instalação do Cineclube Ponto & Cine Canteiros, mesmo o município de Maricá não integrando o Programa Territórios da Cidadania. Os pontos citados acima foram fortes para a aprovação da proposta, ainda mais, pela localização do Ponto de Cultura, em área de periferia, do município. 
O Cineclube Ponto & Cine Canteiros, busca estimular o diálogo com a comunidade local para a participação efetiva em suas atividades; além de contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras. 
A Coordenação do Cineclube é feita pela escritora e atriz, Patrícia Custódio, que, também, é a Gestora do Ponto de Cultura Percursos Culturais. 
O Ponto & Cine Canteiros, está instalado no Galpão do Ponto de Cultura Percursos Culturais, na RJ. 106 – Km. 17 - Galpão 2 – Inoã – Maricá/RJ. e ocupa uma área de, aproximadamente, 60m², com capacidade para acomodar 80 pessoas, sentadas. 
Suas sessões semanais, para adultos, conforme exigência do próprio Programa, acontecem às 4ªs feiras, a partir das 18h. Sessões para o público infantil devem ser agendadas. 
Noutras sessões deste blog, podem ser conhecidos outros projetos em execução no Cineclube Ponto & Cine Canteiros. 


Conheça mais sobre a Ação Cine Mais Cultura e sobre o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, no link abaixo: 


Maria Regina Moura

- Poeta; Bacharel em Direito, pela UFF; Produtora Cultural; Fotógrafa; Letrista de MPB. Cinco livros de poesias para adultos, publicados; uma publicação para o público infantil; um musical infantil encenado em 1985/1986. Participação em Antologia publicada em Buenos Aires, em 1976, na companhia de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Jairo José Xavier, Antonio Brasileiro, Olga Savary, Fernando Gonçalves, Washington Queiroz, Adélia Prado e Roberval Pereyr. Participação em vários trabalhos literários coletivos. Trabalho autoral, como letrista, que gerou o CD “ROTAS”, com 14 composições, lançado com o músico e parceiro Edylson Barcellos, em 2003. Uma das fundadoras da Associação Niteroiense de Escritores, da qual foi Presidente por 2 mandatos. Responsável pelo desenvolvimento do Projeto de instalação da 1ª Livraria da Universidade Federal Fluminense, na Reitoria/UFF, da qual foi Gerente durante 4 anos. Várias premiações em Literatura e Música Popular Brasileira, no País. Responsável por inúmeros Projetos Culturais, na área de literatura, em Niterói/RJ. Desde dezembro de 2007 é membro da Academia de Ciências e Letras de Maricá/RJ.Recebeu, em 2007, a Medalha José Cândido de Carvalho, conferida pela Câmara de Vereadores de Niterói/RJ., "por serviços prestados à Cultura de sua cidade", numa proposição do Vereador Felipe Peixoto. Atualmente, dirige a Canteiros Editora; Coordena as atividades e projetos do blog http://www.canteirosdeobrascentrodeculturaeartes.blogspot.com/
É fundadora e Secretária de Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes e coordenadora do Ponto de Leitura Traças do Bem..

Patrícia Custódio

- Poeta; Bacharel em Tecnologia em Processamento de Dados; Bacharel em Direito; Escritora; Atriz; Griô Aprendiz; Produtora Cultural; Webdesigner; Ceramista e Artista Plástica autodidata, cineclubista e coordenadora do Cineclube Ponto & Cine Canteiros, Gestora do Ponto de Cultura Percursos Culturais.
Participação em diversas antologias, numa delas (“CARAS DO RIO – Poética Carioca”), ao lado de Affonso Romano de Sant’Anna, Antônio Olinto, Ferreira Gullar, Lêdo Ivo, Moacyr Félix, Olga Savary, Paulo César Pinheiro, dentre outros, com o prefácio de Mário Lago e capa de Jaguar. Várias premiações como poeta e intérprete em Concursos Literários, no país. Como atriz, atuou nas peças: “Liberdade! Liberdade!”, “Antígona”, “Fala, Drummond!”, “Já é manhã no mar” – todas sob a direção de Maria Lina Rabello, em Niterói/RJ. 
Participou do Projeto Negro Olhar, OFICINA DE LEITURA DRAMATIZADA COM AUTORES E ARTISTAS NEGROS realizada no período de junho a agosto de 2010 em São Gonçalo, que resultou na criação coletiva do espetáculo “Ecos – O Som de Uma Voz Restaurada”. Ver em: http://www.cultura.rj.gov.br/evento/ecos-o-som-de-uma-voz-restaurada
Desde dezembro de 2007 é membro da Academia de Ciências e Letras de Maricá/RJ. 
Sócia e Gerente Editorial da Canteiros Editora.
Dirige as atividades e projetos dos blogs:
É responsável pela criação, desenvolvimento e alimentação dos blogs: Ponto de Leitura “Traças do Bem – Clube de Leitura”; Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes; Canteiros Editora; Ponto & Cine Canteiros; responsável também pela criação, desenvolvimento e alimentação do blog do Jornal Kilombo Cultural. É fundadora e Presidente de Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes e coordenadora do Ponto de Leitura Traças do Bem.

0 comentários:

Artigos recentes

Comentários recentes

Copyright©2011 by Ponto & Cine Canteiros - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Ponto & Cine Canteiros utiliza:Blogger

  © Ponto & Cine Canteiros - Todos os direitos reservados

Back to TOP